Bebegrafia

Enganos sobre os ensaios de recém-nascidos

Ontem, dia 21/05/2014, vi uma reportagem publicada no site da Revista Crescer que falava sobre os ensaios de recém-nascidos. 1 Gostaria de desfazer alguns enganos comentados na matéria.

Primeiramente, os ensaios “newborn” não são febre apenas entre famosos. Este tipo de trabalho já existe desde a década de 80, quando a australiana Anne Geddes começou a fotografar bebês e crianças. Seu trabalho fez tanto sucesso que a tendência se espalhou pelo mundo, mas chegou ao Brasil há poucos anos e tem sido procurado por pais famosos ou não.

Um dos pediatras entrevistados na reportagem faz a seguinte afirmação: “Há poucos dias, a criança estava no útero, sem frio, sem fome e praticamente sem barulho.” É um equívoco pensarmos que o útero é um local silencioso. Basta encostarmos a orelha no abdômen de alguém para ouvirmos uma verdadeira sinfonia, que deve ser escutada ainda mais claramente pelo bebê quando está dentro do útero. De acordo com uma pesquisa publicada pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (US National Library of Medicine), 2 o nível de ruído intra-uterino varia entre 72 e 88 decibéis, mais do que muita gente imagina. Ainda assim o ensaio realizado em estúdio devidamente preparado para este tipo de trabalho é bastante silencioso, sendo aconselhável usar um aplicativo que reproduz em volume menor os ruídos ouvidos pelo bebê antes de nascer para deixa-lo mais tranquilo.

Quanto à climatização do estúdio, fotógrafos que estudaram para praticar a fotografia de recém-nascidos, como é o meu caso, sabem exatamente com que temperatura devem trabalhar para deixar os bebês seguros e confortáveis, de modo a facilitar o sono dos mesmos.

Finalmente, como os bons profissionais da fotografia conhecem a fisiologia dos bebês e sabem que a musculatura dos recém-nascidos não está pronta para a sustentação do peso de suas cabecinhas, nenhuma pose exige isso dos pequenos modelos. A pose mencionada pela reportagem, do bebê segurando a cabecinha com as próprias mãos, é feita através de uma composição de imagens. O peso da cabeça do bebê é sustentado todo o tempo por um adulto. Se nem um adulto conseguiria sustentar o peso da própria cabeça enquanto dorme, como poderíamos esperar isso de um recém-nascido?

Uma coisa é certa: pais interessados em ter lindas fotos para recordar os primeiros dias de vida do seu bebê devem procurar por fotógrafos profissionais, ainda que o custo seja maior, em prol da segurança do neonato.

 Enganos sobre os ensaios de recém-nascidos

 

1 http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Cuidados-com-o-recem-nascido/noticia/2014/05/como-funcionam-os-ensaios-de-fotos-newborn-nova-febre-entre-famosos.html

2 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2222618

Top of Page